Audiência com o Presidente do Tribunal de Justiça

Audiência com o Presidente do Tribunal de Justiça

Analistas,

Na data de 07/02, a Diretoria da AESC acompanhada das Diretorias da ACOJAssociação Catarinense de Oficiais de Justiça, ACOIJAssociação Catarinense de Oficiais da Infância e Juventude, ATJAssociação dos Técnicos Judiciários e ACAPEJEAssociação dos Aposentados e Pensionista, juntamente com o Deputado Alba, na condição de representante dos Servidores do Judiciário, estiveram em audiência com o Desembargador Rodrigo Colaço, Presidente do Tribunal de Justiça, acompanhado da Dra. Carolina, Juíza Assessora da Presidência, ocasião em que o Deputado afirmou perante o Presidente seu compromisso com os Servidores do Judiciário na ALESC e no contato com o Judiciário.

Durante a audiência, foram dialogados amplamente:

REAJUSTE DO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO (SPA 22864/2018):

No mês de junho de 2018, as mesmas associações e SINDOJUS (na época), fizeram o pedido de reajuste do auxilio-alimentação, autuado sob n. SPA 22864/2018.

Sobre o pedido informou o Presidente que determinou no dia 30/01/19, que a DGP promova os cálculos de repercussão financeira e assim que retornar o SPA deverá proferir decisão.

EXPANSÃO DA TABELA SALARIAL ((SPA 21078/2018):

Em 2018, as associações efetivaram requerimento de expansão da tabela salarial em mais 30 referencias, visando a valorização servidor que chega ao fim da tabela salarial em poucos anos.

A situação exposta ao Presidente é de que, com a reforma da previdência, o Servidor ficará em média, por vinte anos em carreira sem direito a promoção se permanecer a tabela salarial vigente, o que seria um verdadeiro desestimulo ao aprimoramento profissional e desvalorização.

Em resposta, afirmou que o SPA ainda está na DGP em análise e deverá proferir decisão tão logo tenha os impactos legais e financeiros.

ADICIONAL DE QUALIFICAÇÃO:

Os Diretores das Associações, acompanhado por explanação do Deputado Alba apresentaram ao Presidente a necessidade urgente de criação de um adicional de qualificação visando a valorização do Servidor.

O Presidente afirmou que encontra-se em estudo na Presidência a criação de  um adicional de qualificação (Pós, Mestrado e Doutorado) e há interesse da Administração nesse sentido e Alba afirmou o compromisso afirmou o seu interesse, caso necessite, de auxiliar no Legislativo.

ELEVAÇÃO DOS VALORES DA ASSISTÊNCIA MÉDICO-SOCIAL:

Todos os presentes demonstraram a preocupação com os aposentados e apoiaram o requerimento da ACAPEJE no sentido da elevação dos valores da Assistência Médico Social àqueles que dedicaram sua vida ao Judiciário e merecem respeito e consideração.

Foi destacado que a criação e implantação da assistência médico social aos aposentados tinha como objetivo a substituição ao auxilio alimentação que foi cessado, destacando que o valor do Auxilio-alimentação atualmente é de R$ 1.160,00 e a assistência médico social em R$ 512,00.

AUXÍLIO-SAÚDE PARA TODOS:

Atualmente o Servidor que tem o Plano de Saúde ´SC Saúde` não recebe a verba denominada de auxilio-saúde por força da Resolução 27/2015 da Presidência do TJSC.

Solicitamos, com exposição de motivos a necessidade de, por resolução, retirar essa barreira que impede o servidor que possui o SC Saúde de receber o auxilio-saúde.

O fundamento é singelo, se o servidor tem qualquer outro plano de saúde (Unimed..), recebe os valores do auxilio-saúde, porque a discriminação.

É uma injustiça que deve ser reparada, afirmaram os presentes ao Presidente.

BANCO DE HORAS PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO:

Reiterado ao Presidente a necessidade de aprovação da criação de um banco de horas de curso, no mínimo oito horas, o Presidente cobrou da Assessoria frisando que já deveria ter sido implantado esse banco de horas.

Na oportunidade, o Deputado Alba, comprometeu-se, caso dependa de Lei, sua atuação no Legislativo.

Acreditamos que teremos resposta positiva nos próximos dias, afirmou o Presidente.

AUDIÊNCIAS DE CUSTÓDIAS E PLANTÕES:

Com muita ênfase e preocupação frisei ao Presidente e a todos, a situação desesperadora por que passam nossos Servidores em plantões judiciais, destacando a impossibilidade de somente um Servidor atuar em algumas Comarcas que chegaram a 17 (dezessete) audiências em um só dia.

Há necessidade mais que urgente, nossos Servidores estão no limite com a atual sistemática, afirmou o Presidente da AESC, enfatizando a urgência/urgentíssima de resolução do problema com o aumento de plantonistas nas Comarcas maiores e a necessidade de remuneração para essa sofrida atividade.

O Presidente informou e pediu prioridade a sua Assessoria no acompanhamento do projeto que se encontra no Conselho da Magistratura.

Diante da extrema necessidade, devemos retornar nos próximos dias e acompanhar e cobrar providências urgentes ao problema que tanto aflige nossos servidores.

Da audiência, que contou com a presença e apoio do deputado Estadual, Ricardo Alba, nosso representante no Legislativo, saiu a certeza de que a Presidência está em concordância com as Associações presentes, no sentido de garantir o reconhecimento devido aos servidores. “Nós estamos nos esforçando para reconhecer o servidor. Pode mudar sistema, pode mudar tudo, mas sem o servidor não há trabalho”, afirmou Collaço, informando ainda que em função da boa arrecadação obtida até o momento, o Tribunal espera realizar em breve uma conversa positiva com os servidores.

É importante frisar que o deputado Alba cumpre o que prometeu a todos os Servidores de ser nosso represente e afirmando esse compromisso ao presidente do Tribunal de ser um defensor no legislativo em projetos que venham a beneficiar o Judiciário catarinense e seus servidores. “Somos parceiros. Contem comigo na construção de soluções que melhorem a prestação do serviço Judiciário catarinense e atenda a valorização que merecem todos os Servidores”, reiterou ele. Compartilhando desta camaradagem, Collaço agradeceu a parceria, afirmando que a manutenção da boa relação do TJ com o legislativo e com as Associações bem representadas é muito importante.

Administrador

Deixe uma resposta